Páginas

23 de jul. de 2012

Associação Casa Amarela


Com a globalização, cada vez mais as organizações não-governamentais desempenham um papel de grande importância e de complementariedade às ações dos órgãos públicos e dos governos. Isso porque mesmo com todo o aparato estatal constituído é impossível solucionar todos os problemas enfrentados pela sociedade, sobretudo no que tange à esfera social. Além disso, algumas administrações se preocupam mais em realizar grandes feitos e obras do que olhar pelo social e cuidar das pessoas. E para suprir essa carência, para promover uma relação mais próxima com as pessoas que mais necessitam, é que surgem em todo o mundo diversos tipos de entidades de assistência social, que trabalham para prestar inúmeros serviços gratuitos e estão sempre precisando de donativos para sobreviverem e trabalhos voluntários para atingirem seus objetivos. Em Carangola, a mais nova entidade filantrópica criada é a Associação Casa Amarela.
A Associação Casa Amarela (ACA) foi fundada em 28 de novembro de 2011, com sede à Rua Maria Eugênia de Souza, 136, Bairro Santo Onofre. A Casa dispõe de cozinha, biblioteca, sala de leitura e uma pequena secretaria. Com um mandato de quatro anos, a Diretoria está composta da seguinte forma: Presidente: Núbia Oliveira da Silva, Vice-Presidente: Valdinéia Albina Ferreira, Secretária: Marlene dos Anjos Xavier de Souza, Tesoureira: Maria Lúcia de Souza Costa, e membros do Conselho Fiscal.
A Casa Amarela é uma unidade filantrópica que trabalha com assistência social e tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários prevenindo situações de risco e vulnerabilidade social, além de melhorar a qualidade de vida no contexto econômico, social e cultural das famílias assistidas. Para isso, busca oferecer serviços tais como: atendimento com diagnóstico social das famílias, acompanhamento psicossocial com visitas domiciliares com assistente social, psicólogo e demais profissionais, oficinas de artesanato, manuseio do lixo caseiro, manuseio alimentar, salas de leituras, reuniões com as famílias, curso de capacitação profissional com geração de renda e emprego, palestras sócio-educativas com as famílias, dentre outros.
Estes serviços de assistência social e promoção da cultura, educação, saúde, segurança alimentar e do meio ambiente são disponibilizados à população em risco decorrente da pobreza, ausência de renda e fragilização dos vínculos afetivos, principalmente crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos. Inicialmente estão sendo atendidos os moradores do bairro Santo Onofre e adjacências. O diferencial da Casa Amarela é que para atingir seus objetivos ela se propõe a envolver as pessoas na resolução de seus próprios problemas e a discutir com a comunidade quais são as medidas e práticas emergenciais que resultarão na melhoria da qualidade de vida, procurando ao mesmo tempo agregar valores como ética, cidadania, respeito, dentre outros. E para desenvolver e implantar ações de autoproteção são promovidos eventos comunitários que fortalecem a integração das famílias.
Pode possuir em sua estrutura um número ilimitado de associados que manifestem o interesse em contribuir para a execução dos objetivos da instituição. Dentre eles existem os sócios contribuintes, que colaboram com o pagamento de uma mensalidade. As mensalidades, juntamente com as rendas (produto líquido de promoções de beneficência), auxílios e subvenções que venha a receber do poder público e convênios firmados com entidades privadas, e os donativos de qualquer natureza compõem toda a arrecadação da entidade, que deverá ser aplicada integralmente na manutenção e desenvolvimento de projetos.
Desde sua criação, a Casa Amarela mantém parceria com a Escola Estadual do Bairro Santo Onofre, para a manutenção de escolinha de futebol feminino e masculino para crianças e jovens, e com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Já na sede própria, cerca de 50 crianças vem sendo atendidas aos sábados, de 13 às 17 horas, com brincadeiras, jogos, desenhos, lanches, biblioteca e filmes. Às quartas-feiras, 19 horas, tem sido ministradas palestras sobre temas variados para aproximadamente 10 famílias.
Além disso, em seu curto período de existência, já realizou os seguintes projetos: bazares de roupas usadas; doação de roupas, sapatos e alimentos; visitas sociais às casas de famílias carentes; doação de roupas de bebê e de berço; dia das crianças; dia da Consciência Negra; e festa de Natal. A entidade carece no momento de voluntários para aulas de reforço escolar, aulas de práticas esportivas (futebol, vôlei, trilha ecológica, judô, etc.), cursos de artesanato como tricô, crochê, fuxico, etc.   
A diretoria da Associação Casa Amarela, associados, parceiros e beneficiados agradecem o apoio e esperam que todos os carangolenses abracem a causa da solidariedade e contribuam para o sucesso dos trabalhos sociais desenvolvidos por todas as instituições filantrópicas de nossa cidade.

Funcionários do PAM fazem manifesto em Carangola


Os funcionários do PAM (Pronto Atendimento Médico) de Carangola entraram em operação tartaruga essa semana, onde são atendidos apenas os casos de urgência e emergência. Eles alegam que estão há quatro meses sem receber seus salários, pois a Prefeitura Municipal de Carangola, responsável por repassar ao Hospital Evangélico uma verba destinada aos pagamentos dos funcionários, não estaria cumprindo com as obrigações estipuladas no convênio. O HEC alega que não está recebendo este repasse e que já realizou reuniões com vereadores e esteve na Câmara para expor a situação.
Na tarde da última quinta-feira (19), os funcionários do PAM promoveram uma manifestação na Praça Coronel Maximiano e no Calçadão da Rua Pedro de Oliveira, terminando em frente à Prefeitura, onde foram recebidos pelo Administrador Antônio Carlos de Rezende Mansur e pela Secretária de Governo, Ana Maria de Souza para uma reunião. Na ocasião, foi marcado um encontro com o Prefeito Patrick Drumond para a definição do impasse.
Em entrevista ao Jornal O Semanal, os manifestantes disseram que a dívida existente entre a Prefeitura e o HEC chega a R$ 343.841,00, e que o último repasse teria sido de R$ 119.000,00, ocasião em que o hospital pagou aos funcionários do PAM o atrasado do mês de março. Eles acrescentaram, ainda, que caso não for pago o salário em atraso o atendimento será totalmente interrompido. Por sua vez, o Administrador Mansur disse que a Prefeitura já está preparada para não deixar de atender aos pacientes do Município caso o atendimento do PAM seja interrompido, pois conta com funcionários especializados e médicos para atendê-los. Sobre a manifestação, ele disse que é um fato normal por se tratar de um direito deles, principalmente porque foi uma manifestação pacífica.
Segue na íntegra o panfleto entregue à população durante a manifestação: 
Manifesto Público dos Funcionários do PAM e HEC
“Esclarecemos a população que nós, funcionários do PAM estamos a 3 meses e 19 dias trabalhando sem recebermos nossos salários. Somos funcionários do Hospital Evangélico, porém a verba que é usada para efetuar nosso pagamento é repassado pela Prefeitura Municipal de Carangola através de um convênio feito com o Hospital Evangélico firmado em junho de 2010 por intermédio de um processo licitatório.
Esclarecemos ainda que os atrasos vinham ocorrendo desde meados do ano passado, porém em outubro/2011 a situação piorou e os atrasos começaram a passar de 02 meses. Hoje estamos com o pagamento de abril, maio e junho sem receber. Continuamos até a presente data prestando um serviço de qualidade à população de Carangola, porém, ficou insustentável continuar trabalhando sem perspectiva nenhuma de pagamento. O Hospital Evangélico tem sido solitário conosco, porém não tem recursos financeiros para arcar com as despesas do PAM, e ainda corre um grande risco de fechar as portas caso tenha que demitir os 30 funcionários que prestam serviços no PAM.
Hoje o PAM funciona com uma equipe de qualidade e desde que foi assumido pelo Hospital Evangélico tem trabalhado com médicos formados e de grande competência.
Deixamos claro que estamos reivindicando o que nos é de direito, nada além do nosso direito, e que nosso desejo é que a situação se regularize para que possamos manter nosso emprego, uma vez que, caso contrário, serão 30 funcionários desempregados e um Hospital que atende a microrregião correndo o risco de fechar as portas e uma população insegura sem ter onde recorrer. Deixamos a pergunta: O que será do PAM? A saúde de sua família estará segura? O município vai assumir a responsabilidade da demissão de 30 funcionários e o fechamento de um hospital?”

PM apreende maconha no centro de Carangola


Na madrugada de quarta-feira (18), policiais militares da cidade de Carangola apreenderam dois pequenos tabletes de maconha que estavam com um jovem e um adolescente, no centro da cidade. A droga e os dois envolvidos foram encaminhados para a delegacia de plantão, em Muriaé. De acordo com o sargento Vasconcelos, a PM recebeu denúncia de que um grupo de jovens estava tocando violão e cantando, perturbando o sossego dos moradores do local. Ainda segundo o militar, com a chegada dos policiais, o menor, de 17 anos, jogou em um gramado próximo, um tablete de maconha embalado em plástico, que foi localizado e recolhido pelos militares.
Na sequência, a PM procedeu com buscas nos outros indivíduos e encontrou, em poder de um dos jovens, de 22 anos, outra porção de maconha. A mãe do adolescente foi avisada sobre o fato e acompanhou o desenrolar da ocorrência, inclusive na delegacia de Muriaé, onde os dois jovens foram apresentados à Polícia Civil, para providências cabíveis. Com informações da PM e Rádio Muriaé.

16 de jul. de 2012

Entrevista com Dom Odilon Guimarães Moreira


Carangola recebeu na última quarta-feira (10) a ilustre visita do Bispo Dom Odilon Guimarães Moreira, Pároco em Carangola e Administrador Paroquial em Faria Lemos de 1994 a 1999, e atual Bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Sua visita nessa semana se deu por conta das comemorações pelos 15 anos de fundação do Encontro dos Jovens com Cristo (EJC), criado por ele. Nascido no dia 09 de janeiro de 1939, em Presidente Bernardes/MG, sempre está cercado por amigos, e deste modo foi recepcionado na residência de Nina Ferreira. O Jornal O Semanal, em entrevista exclusiva, traz mais uma mensagem de Dom Odilon aos fiéis. Acompanhe: 
O Semanal: Como é sua relação com a cidade de Carangola?
Dom Odilon: Cheguei em Carangola no início de 1994, vindo de Santo Antônio de Ipanema para substituir o Padre Paulo Peixoto, muito querido nesta cidade e atual Arcebispo de Uberaba. Permaneci em Carangola até 1999. No dia 04 de agosto daquele ano fui nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, cuja minha ordenação aconteceu em grande cerimônia em outubro no Estádio Municipal Roseny Soares. No dia 07 de novembro, tomei posse em Vitória, onde prestei serviços por três anos e três meses. De Vitória, fui nomeado em 2003 pelo Papa João Paulo II Bispo Titular da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, onde permaneço até hoje. Aqui em Carangola criei fortes laços de amizade e tenho muitos amigos em particular. Junto com este povo religioso, somamos esforços para a aquisição do terreno onde foi erguida a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Bairro Triângulo. E, sempre diante de convites, procuro vir à Carangola para retribuir o carinho que as pessoas ainda mantêm por mim, mesmo à distância.
O Semanal: Como o senhor vê o potencial de turismo religioso na cidade?
Dom Odilon: Toda esta região é muita religiosa e cada vez mais as pessoas buscam renovar a sua fé. Para que Carangola consiga trazer um número maior de féis para visitação, é preciso união e empenho tanto do poder público quanto das comunidades. Aqui são realizadas quatro grandes festividades religiosas durante o ano, que são: a Sexta-Feira Santa, a Festa de Corpus Christi, a Festa de Nossa Senhora Aparecida e a Festa da Padroeira da Cidade, Santa Luzia. Temos também o Santuário de Santa Luzia, a Réplica da Basílica de Aparecida do Norte/SP, a antiga Igreja de São Manoel do Boi e o Morro do Cruzeiro, que precisam ser mais valorizados e incentivados a receberem peregrinações e visitações.
O Semanal: Deixe-nos um depoimento sobre Dom Emanuel Messias, Bispo de Caratinga, e Dom Eugênio Sales, Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dom Odilon: Conheço Dom Emanuel desde quando ele era Padre e Professor do Seminário de Caratinga. Tive a oportunidade de encontrá-lo em diversas reuniões da CNBB. É uma pessoa muito sábia, dedicada e inspirada por Deus. Procura em suas homilias e ensinamentos ressaltar o aspecto da misericórdia divina. Já o Dom Eugênio Sales foi um grande homem de Deus, que fez muito bem ao Rio e ao País. Acompanho sua vida desde muito tempo como um admirador. Apesar de ser um religioso tradicional, executou diversas ações sociais e protegeu os menos favorecidos.
O Semanal: Qual a sua avaliação destes 15 anos do EJC em Carangola?
Dom Odilon: O EJC, criado quando eu estava a frente desta Paróquia, faz muito bem à comunidade carangolense ao dar aos seus jovens a oportunidade de crescerem em formação e no conhecimento sobre o Cristianismo. É um grande instrumento de evangelização da Pastoral da Juventude. Nesta oportunidade, vim para presidir a celebração em comemoração pelos 15 anos, em Missa realizada nesta noite na Matriz de Santa Luzia.
O Semanal: Ainda sobre a juventude, qual a expectativa para 2013?
Dom Odilon: O ano de 2013 será muito importante para todos nós, pois acontecerá no mês de julho na cidade do Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude. Jovens do mundo inteiro estarão reunidos com o Papa Bento XVI em uma corrente para encaminhar a juventude para um futuro melhor, com a presença de Deus em seus corações. Este será um grande acontecimento para a Igreja e para o Brasil. E em 2013, a Campanha da Fraternidade terá como tema a fraternidade e a juventude, o que será muito bom para os jovens e para o Catolicismo.
O Semanal: Como o senhor vê a atual realidade da Igreja Católica?
Dom Odilon: Os católicos vêm crescendo em sua fé pois os conflitos da modernidade proporcionam aos homens uma sede maior de Deus. As pessoas buscam cada vez mais a Igreja para enfrentar a luta do material contra o espiritual, e nós temos o desafio de direcionar a todos para o melhor caminho, aquele que seja melhor para o povo. Isso exige cada vez mais preparação e mobilização dos católicos.
O Semanal: Finalizando, é possível tê-lo conosco residindo e trabalhando em Carangola?
Dom Odilon: Em 2014, estarei completando 75 anos, ocasião em que devemos renunciar aos trabalhos administrativos de uma Diocese para tornarmos Bispos Eméritos. Nesta condição, podemos prestar serviços em uma paróquia de livre escolha. Como tenho amigos em diversas cidades por onde passei, fica aberta a possibilidade para quem sabe retornar para Carangola.         
Helder Ladeira

40 Anos da Fundação FAFILE de Carangola


A Fundação FAFILE de Carangola, associada à Universidade do Estado de Minas Gerais, promoveu no último dia 28, no Espaço Jardim das Festas, uma cerimônia em comemoração pelos 40 anos das Faculdades Vale do Carangola. Na oportunidade, o Presidente da Fundação FAFILE, Professor Braz Conseza, recepcionou o Reitor da UEMG, Professor Dijon Moraes Jr, e realizou a inauguração do Memorial da Fundação FAFILE. Uma ausência bastante sentida foi a do Professor Aluisio Pimenta, que não pode comparecer por motivos de saúde.  
Durante a solenidade, foram feitas diversas e importantes homenagens aos professores, funcionários, alunos e ex-Presidentes da Fundação FAFILE. Personalidades marcantes e que já faleceram também foram lembrados. Toda a trajetória da instituição também foi valorizada, desde seus primórdios, quando funcionou no prédio da Escola Normal, até os dias de hoje, vésperas da conclusão do processo de estadualização da FAVALE.

PROERD é sucesso absoluto em Carangola e Região


O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais vem conscientizando milhares de crianças e adolescentes no que diz respeito aos perigos que as drogas lícitas e ilícitas representam para a saúde dos seres humanos.  Nesse primeiro semestre de 2012, os policiais militares Instrutores do Programa levaram os ensinamentos para aproximadamente 800 (oitocentas) crianças dos Municípios de Carangola, Tombos, Divino e Orizânia.
Foram três meses de aulas dinâmicas e lúdicas que envolveram os pais, professores e alunos num contexto que direciona nossos jovens a buscarem sempre uma vida saudável longe das drogas, além de  resgatar valores  que, às vezes, são esquecidos e devem ser ressaltados no seio familiar. Este resgate de valores e esta busca de uma vida longe das drogas que o PROERD proporciona, contribui efetivamente para uma sociedade menos violenta e mais saudável.
O PROERD obteve o apoio das Prefeituras das cidades atendidas e em Carangola, além da Prefeitura Municipal, o Programa contou com o apoio do SEMASA e da Art-local Sonorização e Iluminação. As formaturas foram realizadas nos dias 13, 20, 26 e 28 de junho de 2012, nas cidades de Divino, Tombos, Orizânia e Carangola, respectivamente, e contou com as presenças de autoridades Civis e Militares, pais e familiares dos alunos formandos PROERD que manifestaram toda a satisfação e alegria de terem participado de mais essa ação da Polícia Militar de Minas Gerais que visa ajudar os pais a protegerem seus filhos dessa fonte de “doenças” chamada drogas.
O PROERD foi encerrado com absoluto sucesso em Carangola no dia 28/06 na quadra da Escola Estadual João Belo de Oliveira, oportunidade na qual se encerrou também Semana Nacional de Prevenção às Drogas. A formatura foi marcada pela participação em massa da comunidade carangolense, estando presentes mais de 1000 pessoas que tiveram a oportunidade de participar de uma solenidade alegre e diferente.



Inaugurado o Calçadão da Rua Pedro de Oliveira


O Calçadão da Rua Pedro de Oliveira foi inaugurado na sexta-feira (06), em solenidade prestigiada por centenas de pessoas. A obra, iniciada em 21 de março, tinha por objetivo revitalizar o centro urbano de Carangola com calçadas amplas, bancos para descanso, nova iluminação pública e arborização. Este projeto foi elaborado pela arquiteta carangolense Lúcia Portilho e executado pela empresa Hidra-Lar Ltda, com o custo total de R$ 335.915,32, sendo que R$ 250 mil foram pagos pela Anglo American e o restante pela Prefeitura.
Estiveram presentes à solenidade de inauguração do calçadão a Deputada Estadual Luzia Ferreira (PPS/MG), o Deputado Federal Bernardo Santana (PR/MG), e o Vice-Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), José Santana. O Prefeito Patrick Drumond e o Vice-Presidente do BDMG, José Santana, descerraram a placa afixada na esquina do Ponto de Táxi das Palmeiras. Nela estão contidos os nomes de dezenas de personalidades marcantes da história da cidade, comerciantes que eternizaram seus estabelecimentos na memória dos carangolenses e uma crônica de exaltação aos tempos áureos da rua e do novo e moderno calçadão, escrito pela Professora Lauricy Beletti Rodrigues. Paulo Figueiredo de Oliveira, filho de Pedro de Oliveira, relembrou alguns traços e características de seu pai que dá nome ao calçadão.
Os deputados Luzia Ferreira e Bernardo Santana também fizeram uso da palavra, antecedendo ao pronunciamento do Prefeito Patrick. Em seguida, o Padre Jamir Pedro Sobrinho, Pároco de Carangola, abençoou o calçadão e os carangolenses. A festa contou com diversas apresentações musicais: Corporação Musical José Ferreira, de Faria Lemos, Grupo de Chorinho, de Miracema, e do Caldeirão Sertanejo.  
Biografia de Pedro de Oliveira
Nasceu em Santa Clara/RJ no dia 06 de maio de 1901 e faleceu no dia 22 de julho de 1949. Filho de Belarmino José de Oliveira e Alvina Esteves. Casou-se com Odete Figueiredo de Oliveira, com quem teve 8 filhos.
Exerceu atividades profissionais em Caparaó como comerciante de secos e molhados. Em Caiana, foi comerciante do ramo de mineração onde forneceu mica para as indústrias de materiais bélicos dos países envolvidos na II Guerra Mundial. Ainda em Caiana, trabalhou como fazendeiro de gado de leite e produtor de café, além de fornecer madeira (dormentes e lenha) para a Estrada de Ferro Leopoldina.
Na vida pública, foi o 1° Juiz de Paz de Espera Feliz e Presidente da Sessão Solene Inaugural do Quadro Territorial da República para a emancipação do referido Município (1938). Ocupou o cargo de Prefeito de Espera Feliz no período de 1944 a 1946, e foi Prefeito de Carangola entre 1947 e 1949.
Recebeu homenagens póstumas em diversas cidades da região. Em Carangola: Rua Pedro de Oliveira e Praça Pedro de Oliveira; em Ponte Alta: Escola Estadual Pedro de Oliveira; em Caiana: Avenida Pedro de Oliveira, Escola Pedro de Oliveira e Escola Odete Figueiredo de Oliveira; em Espera Feliz, Praça Pedro de Oliveira; e em Faria Lemos, Rua Pedro de Oliveira.

“Homem de coração aberto aos menos favorecidos, jamais aceitou que estes fossem diminuídos em seu ser. Respeitava os grandes, amava os menos favorecidos. Trabalho era seu cotidiano. Não sei se: ele está com Deus, ou se Deus está com ele. Certamente estão juntos.” (Paulo Figueiredo de Oliveira)

4 de jul. de 2012

Começa a construção do Bairro Vitória


Teve início no dia 19 de junho a construção do Bairro Vitória e das 37 casas para as vítimas dos desastres naturais ocorridos em Carangola, sendo o primeiro em março de 2005, no Bairro Panorama, e o segundo, em abril de 2011, na Avenida Capitão Antônio Carlos de Souza, Bairro Santa Maria. Dezenas de famílias tiveram suas casas destruídas. A Hidra-Lar foi a empresa vencedora da licitação e o projeto a ser seguido é de autoria do Engenheiro Civil Jusceleno Viegas de Carvalho. O terreno onde está sendo erguido o novo bairro possui 27 mil metros quadrados e está situado onde funcionou a antiga Associação Comunitária do Bairro Triângulo (ACOBATRI), terreno este doado ao Município de Carangola pelo Ministério do Planejamento para esta finalidade.
Para a construção das casas, a Caixa Econômica Federal aplicará mais de R$ 900 mil, com uma contrapartida da Prefeitura de Carangola de R$ 250 mil. Além das casas, serão realizados os serviços de asfaltamento de todas as ruas, redes de água e esgoto, iluminação pública, calçadas, telefonia e área de lazer. O novo bairro terá também uma área de APP, uma quadra de grama sintética e um balneário com cachoeira e área com quiosques e churrasqueiras. Todas essas benfeitorias se tornarão possíveis com o empréstimo de mais de R$ 5 milhões, recém-liberados pelo BDMG. A previsão para a conclusão das obras é de 180 dias.  

Caixa D’Água conquista o 14° Campeonato de Bairros de Carangola


Depois de um empate por 0 x 0 no tempo normal, a equipe do bairro Caixa D'água sagrou-se campeã invicta do 14° Campeonato de Bairros de Carangola ao derrotar o time do Chevrand nas cobranças de pênaltis por 4 x 3. Desde o inicio do torneio, a equipe mostrou-se que entraria para ganhar a competição com um futebol irreverente e bonito, com jogadores talentosos sob o comando do treinador Giovane, conhecido carinhosamente por todos como Eureka. O técnico montou um time aguerrido que soube extrair de cada jogador o seu melhor durante todo o Campeonato. 
Do outro lado, a forte equipe do Chevrand comandada pelo técnico Francisco Moreira, possuía jogadores talentosos e de destaques que fizeram uma emocionante partida de futebol e agraciando a todos os mais de 400 torcedores que compareceram na tarde de domingo no Estádio Roseny Soares. Devemos lembrar e registrar que esta foi a quarta final de campeonato seguida do Caixa D’Água, que neste ano contou com o melhor jogador da competição, o atleta Barney.

Confira a campanha vitoriosa do Caixa D’Água durante todo o Campeonato de Bairros 2012:
Primeira Fase:
15 de abril – Caixa D'Água 2 x 2 Novos Tempos
22 de abril – Caixa D’Água 3 x 2 Santa Emilia
12 de abril – Caixa D’Água 1 x 1 Porcelana
20 de abril – Caixa D’Água 1 x 0 Santo Onofre
Segunda fase:
27 de maio – Caixa D’Água 2 x 1 Santa Emilia
10 de junho – Caixa D’Água 1 x 1 Chevrand
Semi Final:
17 de junho – Caixa D’Água 2 x 0 Lacerdina
Final:
01 de julho – Caixa D’Água 0 x 0 Chevrand. Pênaltis: Caixa D’Água 4 x 3 Chevrand

Campeão – Caixa D’Água: Heider Jr., Diego Viana, Lucas Moraes, Barney,  Manga, Telinha, Francisquinho (Pedro Sergio), Danilo, Jheones (Lucas Almeida), Diego Pacheco e José Marcio. Técnico: Giovane Carlos (Eureka)

Vice-Campeão – Chevrand: Fabio Silva, Wanderlei, Alan Souza (Guilherme), Sergio Alves (Célio), Jadson (Filipe Ramos), Leandro Borges (Edison Gomes), Alex Carvaline, Geovane (Renato Evangelista), Lander (Alex Neves), Leonardo (Otaviano Alonso) e Jeferson (Igor Assis). Técnico: Francisco Moreira. Representante do Bairro: Marcelo Golfeto.
João Santana/Correspondente Esportivo

Definidos os candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito de Carangola De acordo com as convenções, disputa será entre César Ricardo, Patrick e Paulo Pettersen


Foram realizadas no último dia 30 de junho as convenções partidárias que definiram, pelo menos extra-oficialmente, as chapas majoritárias que disputarão as eleições 2012 para Prefeito e Vice-Prefeito de Carangola. A votação está marcada para o dia 07 de outubro, quando os carangolenses também decidirão os 13 novos Vereadores que terão assento na Câmara Municipal.
Na sede do Poder Legislativo foram realizadas as convenções dos partidos PSD e DEM que, formarão coligação com o PTdoB e PCdoB. Estes partidos compõem a base de sustentação da candidatura de César Ricardo (PTdoB) para Prefeito, e de Flávio Queiroz (DEM) para Vice-Prefeito. César Ricardo foi Prefeito de Pedra Dourada, e Flávio Queiroz é atual vereador de Carangola.
Na Churrascaria Barreto Zanon foi realizada a convenção do PDT, que formará coligação com o PT, PSC, PTB, PSDB e PR. Estes partidos apóiam a reeleição do atual Prefeito de Carangola, Patrick Drumond (PDT), que terá como candidato a Vice-Prefeito Ismael Rodrigues Silva (PDT), atual Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico.  
Na E.E. Emília Esteves Marques aconteceram as convenções do PMDB, PTC, PSB, PV, PRB e PRTB que, juntamente com o PP, formarão a coligação que apóia a candidatura de Paulo Pettersen (PMDB) para Prefeito, e de Dr. Juan Velasco (PMDB) para Vice-Prefeito. Paulo Pettersen foi Deputado Estadual e Prefeito de Carangola, e Dr. Juan é Diretor Clínico do Hospital Evangélico.

A oficialização dos registros de candidaturas acontecerá na próxima quinta-feira (05), e possíveis mudanças nas coligações ainda podem ocorrer. Espera-se que, no total, haja cerca de 150 candidatos a vereador em Carangola, cujo eleitorado é de 25.113 eleitores (TSE, maio/2012). 

Ruas de Carangola recebem asfaltamento


Começaram na última quinta-feira (28) as obras de asfaltamento de algumas das principais ruas de Carangola. Este é mais um empreendimento realizado com o empréstimo de mais de R$ 5 milhões obtido junto ao BDMG. O serviço teve início pelas ruas Machado de Assis, Dr. Juarez Quintão Hosken e Antônio Marques, o que ligará um extremo ao outro da cidade por via asfáltica. Além destes logradouros, serão asfaltadas as seguintes vias: Rua Abel Lacerda, Rua Borboleta, Rua Muriaé e Rua Jair Scala, no Bairro Panorama; Bairro Vitória; Rua Antonieta Calito, Bairro Coroado; Rua Comandante Beradineli e Rua Vicente de Paula, Bairro Santa Maria; Rua Demósthenes Menicucci, Bairro Aeroporto; Rua Gabriel Samagaio, Rua João Furtado Campos e Rua Ismael Meireles, Bairro Triângulo; Rua Manoel Gomes Linhares, Lacerdina; e Rua Vênus, Bairro Eldorado.
Também será construído o muro de contenção e revitalização do Córrego São José, no Coroado, e a revitalização da Rua Padre Cândido. Todas essas obras estão relacionadas no Contrato nº 131/2012, assinado entre a Prefeitura Municipal de Carangola e empresa Construtora Irmãos Hubner Ltda., de Fervedouro/MG, vencedora da concorrência pública. O prazo global para a execução de todas as obras contratadas é de oito meses, de 18 de junho de 2012 a 18 de fevereiro de 2013. O valor do contrato é de R$ 5.054.606,85 (cinco milhões, cinqüenta e quatro mil, seiscentos e seis reais e oitenta e cinco centavos).